Contagem atingiu nesta quarta-feira (22/9) a marca de 50,8% da população acima de 18 anos com o esquema vacinal completo, de acordo com a estimativa populacional do IBGE 2020. Foram exatas 249.671 doses 2 e doses únicas aplicadas até agora na maior vacinação da história do município. Com a primeira dose, são 88,8% dos adultos vacinados seguindo os mesmos parâmetros de comparação. São quase 700 mil doses de vacinas aplicadas na cidade.
O sucesso da campanha de vacinação no município é resultado do esforço dos profissionais de saúde no combate à pandemia junto à adesão da população. Ainda é preciso que todos se conscientizem e completem o esquema vacinal, para o alcance de novas marcas importantes no enfretamento da pandemia de Covid-19.
Segundo o secretário municipal, Fabrício Simões, já é possível perceber a melhora nos índices da Covid-19, como a queda do número de internação, óbitos e casos da doença com o avanço da vacinação. “Não podemos relaxar neste momento em que o quadro está mais favorável. É preciso que quem ainda não se vacinou, tanto com a primeira dose quanto com a segunda, se conscientize e procure uma unidade de saúde. Devemos pensar no próximo e nosso bem-estar, podemos continuar unindo esforços para o combate à pandemia”, disse.
Desde que a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada em 19 de janeiro de 2021 em Contagem, a Secretaria Municipal de Saúde procura dar celeridade na aplicação das doses seguindo a recomendação da prefeita Marília Campos: Aqui, a vacinação é assim: chegou, aplicou! Para isso, foram realizados vários mutirões, além da virada da vacinação que marcou a ampliação para o público mais jovem com 32 horas ininterruptas de imunização.
Agora o município segue numa nova etapa com a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e a dose de reforço para os idosos e imunossuprimidos. Na medida em que as doses forem chegando, será ampliada a vacinação deste público.